São Lourenço da Serra é um município do estado de São Paulo, na Microrregião de Itapecerica da Serra, Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011 e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI) e ao Vale do Ribeira.
Apelido(s) “Cidade Natureza”
Gentílico são-lourensano
Região metropolitana São Paulo
Municípios limítrofes Ibiúna, Cotia, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Juquitiba
Distância até a capital 52 km
Fundação 12 de março de 1991
Aniversário 12 de março
Altitude 720 m
Limites
Seus limites são Cotia a noroeste e norte, Itapecerica da Serra a norte, Embu-Guaçu a leste, Juquitiba a sudoeste e Ibiúna a oeste, também inclui-se a região do Vale do Ribeira.
Hidrografia
Rio São Lourenço
Rodovias
BR-116 (SP-230)
Fauna
Na fauna, aparecem animais pequenos e furtivos como o rato-da-taquara Kannabateomys amblyonyx, um mamífero da ordem dos roedores e da família Echimyidae. Apesar do nome popular, ele não é exatamente um rato, como o rato comum, encontrado nas casas, e outros roedores da família Muridae. Tanto que, em inglês, os equimiídeos são chamados de rat-like rodents (roedores semelhantes a ratos), já que pertencem a outro grupo taxonômico: ao contrário dos ratos de casas, pertencentes à subordem dos Myomorpha, o rato-da-taquara figura na subordem Caviomorpha, a mesma de capivaras, pacas e preás. Tal animal foi anotado pela primeira vez em 1997, pelo biólogo Bruno Luiz Bonfá, morador do município. Se faz presente também o esquilo Caxinguelê ou Serelepe, chamado pelos índios de Acutipuru que significa Cutia Enfeitada. Os escravos vindos da África deram a ele o nome de Caxinguelê, que significa Bicho Pequeno, e este tornou-se seu nome mais comum, além de outro, que é Serelepe. Embora seja um ilustre desconhecido da maioria das pessoas, é muito comum em todo litoral em áreas de Mata Atlântica. Sendo muito discreto, passa despercebido na maioria das vezes. O ninho do Serelepe é um buraco no tronco da árvore. Ao contrário do esquilo Norte-Americano, o brasileiro nunca hiberna. A fêmea quando muda de casa, muitas vezes carrega os filhotes cuidadosamente pela pele do pescoço. Na sua dieta estão os duros coquinhos da palmeira Syagrus romanzoffiana, muito comum na região, cujo nome popular é jerivá. É animal protegido por Lei, qualquer tentativa de captura é considerada crime ambiental apenado com severidade.Poderia ser o animal-símbolo do município de São Lourenço da Serra.
#sãolourençodaserra #Cidade #SãoPaulo #CidadesdoMundo
——————————————————————————————–
🤝E-mail para parcerias e patrocínios:
✅[email protected]
————————————————————————————————–
SE-INSCREVA: https://www.youtube.com/cidadesdomundo
NOSSO CANAL – CIDADES DO MUNDO
————————————————————————————————–
As informações aqui divulgada tem como fonte principal o IBGE!!
————————————————————————————————————
Distância entre Cidades, Google Maps!
—————————————————————————————————
Trilhas sonoras: Invisible e Running_Out e Zoom.
São da biblioteca do YouTube!.
———————————————————————————————–
Acompanhe nosso canal! Assista nossos vídeos!
INSCREVA-SE! DEIXE SEU LIKE! DEIXE SEU COMENTÁRIO!
Muito obrigado por fazer parte de nossa comunidade!!
————————————————————————————————–
CRONOGRAMA: Vídeos Novos todo dia!!