A Toca da Raposa foi fundada em 1995, por educadores, com o objetivo de levar lazer e cultura a todos que a visitam. Possui uma das coberturas florestais de maior biodiversidade do Planeta, a Mata Atlântica.
Integra o chamado Cinturão Verde, que circunda a Capital, limitando-se ao Sul com a Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar, a Sudeste com a Represa Cachoeira da Fumaça, a Leste com a Represa Cachoeira do França e a Oeste com a Represa Jupará.
Em sua área vivem espécies da fauna vida livre, como Tucanos, Arapongas, Saíras, Sabiás, Jacus, Beija-Flores, Saracuras, Pica-Paus, Corujas, Veados, Sagüis, Serelepes, Jaguatiricas, Cotias, Lontras, Ouriços, Teiús, Tatus entre muitos outros. Na cobertura florestal encontramos Embaúbas, Samambaiaçus, Cedros, Manacás, Tapassuares, Araticuns, Capixinguis, Canelas, Jerivás, Palmitos Jussara, entre outras espécies muito significativas do ponto de vista ecológico.
A Toca da Raposa abriga dentro do seu espaço, um Criadouro Conservacionista de Animais Silvestres, com aves, répteis e mamíferos, devidamente autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, cujo objetivo é contribuir com a conscientização , conservação e preservação da Natureza.
https://www.tocadaraposa.com.br/