CIDADE DE JUQUITIBA SEU MONTALVA PAI DO GIROCOPTERO
![](https://casanafloresta.com.br/wp-content/uploads/2023/11/CIDADE-DE-JUQUITIBA-SEU-MONTALVA-PAI-DO-GIROCOPTERO.jpg)
Gosto muitíssimo de aviação, particularmente o autogiro… Meu pai está com 79 anos sempre foi entusiasta da aviação e passou para nós esse gosto pelos pássaros artificiais do ar. Mas a aviação brasileira principalmente a aérodesportiva e a experimental é muito fechada no que diz respeito aos seus principais praticantes, não gostando eles de dar muitos detalhes sobre a fabricação e sobre preços de aeronaves ou materiais…Resumindo são muito fechados, motivo pelo qual essa modalidade de esporte, voo e atividade ou hobby seja muito diminuta, em relação a outros países. Uma prova disto é a resposta aos primeiros comentários abaixo. Todo mundo fica a ver navios.
Olá Seu Montalva, sou fascinado pelo Girocóptero, principalmente por não requerer peças tão complexas quanto as de um helicóptero. Pesquisei um pouco, e construí em parceria com um amigo, um Girocóptero Aeromodelo RC, com motorização elétrica, que voou muito bem. Construímos toda parte estrutural, o rotor e as pás, utilizando da indústria, o motor e a eletrônica necessária ao funcionamento e comando da máquina. Mas gostaria da saber se o Girocóptero tripulado tambem, usa o ângulo negativo nas pás, e como é o Sistema de Batimento das mesmas.
Penso em construir um para Voo tripulado. Qual a dica ou cobselho principal o senhor poderia nos dar. Parabéns por seus Maravilhosos Projetos.
Maurino Nobre do Nascimento
Ji-Paraná – RO
Meus amigos, o girocoptero é sem duvida a maquina voadora mais segura para se voar. Acidentes acontecem,quando o piloto por excesso de confiança,ultrapassa os limites de segurança e acaba transformando um voo praseiroso num acidente mortal.
O meu instrutor morreu numa demonstração com um biplace do Montalva , ( no norte do Paraná lá pelos anos 80 ) por ao tentar sair de um mergulho com arremetida,ao ver que iria entrar em voo invertido depois de quase um luping a baixa altitude ,picou o manche de forma tão violenta que inverteu a situação,caindo de dorço no solo,já que estava somente a poucos metros do solo.
Tal fato, a principio destimulou todos os alunos ,mas depois de analisados os fatos, cheguei á conclusão que a maior parte dos erros,são humanos ! Grande MONTALVA ,espero que todas as adversidades não interfiram no firme propósito de continuar a fabricar as maquinas do sonho !!
Existe uma crença de que os girocopteros seriam mais seguros que aviões e helicopteros e é fácil pilota-los. Não é bem assim!!! Veja essa página da web que divulga os acidentes com girocopteros. É assustadora a quantidade de acidentes, todos interessados nesse assunto devem ler antes de se levarem pelo entusiasmo sem conhecer o assunto. http://gyroaccidents.blogspot.com/