1112 ) – 3° PARTE – SÃO LOURENÇO DA SERRA – SP – ENXERTIA VIDEIRA

VISITA QUE FIZEMOS EM SÃO LOUREÇO DA SERRA , ESTADO DE SÃO PAULO, EM 12 DE JULHO DE 2018 NA CHÁCARA DO ARISTIDES PARA ORIENTA-LO NAS ENXERTIAS DAS VIDEIRAS , POIS O MESMO ESTAVA COM RECEIO, PARA VARIAR, MAS LOGO PERDEU O MEDO , POIS O NOSSO MESTRE DAS PODAS E PORRETA EM EXPLICAR AO PROXIMO

DEUTERONÔMIO CAPÍTULO 24 ; VERSÍCULOS 14 AO 22

Caridade para com os pobres, os estrangeiros e os órfãos

14. —Não explore o empregado pobre e humilde, que é pago por dia, seja ele israelita ou um estrangeiro que mora na cidade onde você vive.
15. Pague o salário dele no mesmo dia, antes do pôr-do-sol, pois ele é pobre e espera ansioso pelo dinheiro. Se você não pagar, ele gritará a Deus, o SENHOR, contra você, e você será culpado de pecado.
16. —Os pais não serão mortos por causa de crimes cometidos pelos filhos, nem os filhos por causa de crimes cometidos pelos pais; uma pessoa será morta somente como castigo pelo crime que ela mesma cometeu.
17. —Respeitem os direitos dos órfãos e dos estrangeiros que moram nas cidades de vocês. Não aceitem como garantia de pagamento de uma dívida a roupa da viúva a quem vocês emprestaram alguma coisa.
18. Lembrem que vocês foram escravos no Egito e que o SENHOR, nosso Deus, os tirou dali. Por isso eu exijo que obedeçam a essa lei.
19. —Pode acontecer que na colheita do trigo ou da cevada você esqueça de pegar um feixe de espigas; nesse caso, não volte para pegá-lo, mas deixe-o lá no campo para os estrangeiros, para os órfãos e para as viúvas. Assim o SENHOR, nosso Deus, abençoará tudo o que você fizer.
20. Na colheita das azeitonas, depois que você sacudir as oliveiras, não volte para pegar as azeitonas que ficaram nas árvores; deixe-as para os estrangeiros, para os órfãos e para as viúvas.
21. E faça só uma colheita de uvas nas suas plantações; as uvas que ficarem nos pés serão deixadas para os estrangeiros, para os órfãos e para as viúvas.
22. Lembrem que vocês foram escravos no Egito; é por isso que eu exijo que obedeçam a essa lei.

Participe da discussão

Uma ideia sobre “1112 ) – 3° PARTE – SÃO LOURENÇO DA SERRA – SP – ENXERTIA VIDEIRA”

  • 🦋Fabíola Helena

    Que Deus recompense a todos que fazem esse trabalho acontecer,em especial o Senhor Sérgio. Estou na terceira parte desta série, estou anotando cada passo e detalhe. Já tenho conteúdo para ir rumo a um parreiral maravilhoso, sei bem, ainda há muito a aprender. Um dia quando essa confusão que estamos vivendo passar, vou fazer uma Rio x São Paulo pra buscar essas estacas preciosas. Deus me conceda essa graça a mim e aos que estão com o coração saltando com vontade de plantar e cuidar da terra.

    Responder
  • Brotos da Terra

    “Antes de estar arrumado no chão, o parreiral tem que estar arrumado na tua cabeça!”
    Só nao aprende e faz correto com o Sérgio quem não quer!
    Parabéns.

    Responder
    • BR Fanáticos por parreiras de uvas

      EU AINDA ESTOU APRENDENDO……………..VIRGILIO

      Responder
    • Brotos da Terra

      Tá mais adiantado do que eu…rsrs. Uma hora a gente chega lá.
      Eita….que saudade é meu nome.
      Abraços a todos vcs.

      Responder
  • Adauto Baldo Baldo

    E Sérgio o difícil e onde conseguir galhos de boa procedencia

    Responder
  • Nilton Cesar Da Cruz Moraes

    Sérgio qual é o melhor cavalo pra c fazer a de uvas pretas e as das brancas é o mesmo ou não ?????

    Responder
    • BR Fanáticos por parreiras de uvas

      FAZ UM TESTE COM TODOS

      Responder
  • Lucas Prigol

    Boa tarde Sérgio. Móro na serra gaúcha, quando posso podar o pessegueiro?

    Responder
    • Eder Souza

      Cuide o inchamento das gemas florais. Se em junho ou julho der um período de calor elas incham e já florescem. E se vem uma geada logo depois dessa florada já aborta os frutos se pequenos.

      Responder
    • Eder Souza

      Eu cuido muito o inchamento das gemas. Já fiz poda em junho por que elas começaram a florescer no início do inverno. Só não perdi os primeiros frutos porque a geada deu quando eles já estavam grandinhos. Mas foi tão louco o clima no ano passado que num mesmo pessegueiro floresceu em tres etapas. Os primeiros vieram sem sentir a geada. Mas as outras duas floradas deram entre dias quentes e dias de frio intenso. É obvio que essas floradas abortaram bastante prejudicando minha produção de pêssegos.

      Responder
    • Eder Souza

      Se a serra é mais estável no quesito frio que o planalto riograndense, onde moro, cuide o inchamento floral primeiramente. Se não florar até a primeira quinzena de julho, pode na segunda quinzena de julho a primeira de agosto, que é a melhor época pra podas no sul. Mas se tu ver que o botão florar antes, então tem que podar logo pra dar energia pra planta desenvolver os frutos e torcer pra não formar geada enquanto novinhos os frutos senão cai tudo. Se nevar fora de época é difícil aguentar tanto frio sem o fruto cozinhar com tanto frio.

      Responder
    • Eder Souza

      Agora em maio já pode fazer um tratamento com enxofre ou calda bordalesa pra eliminar doenças e pragas do pessegueiro. A calda bordalesa você fará mais forte para derrubar as folhas e matar com fungos como gomose e podridão que contaminam os pés e a cochonilha que infestam os galhos e troncos. O enxofre também serve pra isso. Se mensalmente tu usa 30 gramas a cada 10 litros de agua pra pulverizar as plantas tu usará o dobro pra mesma dosagem de agua. A assepsia da planta estará garantida. Cuidado pra não passar forte assim com início de brotação e de florada pra não estressar a planta. Por isso maio é a melhor época pois é o momento da hibernação das mesmas. Contudo nosso clima está muito variado nos últimos anos e temos que tentar adivinhar o momento mais adequado pra fazer os tratos culturais que a planta precisa. Dúvidas estou a disposição pra esclarecer.

      Responder
    • Lucas Prigol

      Boa tarde@Eder Souza .
      Na verdade eu nunca fiz nada nesse pé. Só tenho 1. Mas quero plantar mais dois. E estou aprendendo para consumir os frutos futuramente.
      Desde já agradeço a sua atenção e colaboração.

      Responder

Comparar listas

Comparar